domingo, 17 de maio de 2009

Viagem Urbana: O Rio continua lindo


O Rio de Janeiro é citado em um anúncio da rede de fast foods Burger King em Londres. O anúncio faz menção sarcástica ao episódio da fuga para o Brasil ,e refúgio na cidade, de Ronald Biggs, o famoso inglês, ladrão do trem pagador.
O anúncio foi visto por um brasileiro que estava em Londres e publicou , em sua página na internet , a foto do cartaz. O fato é que isso vem provocando revolta das autoridades brasileiras da área de turismo.
Eu fico impressionado com essa recorrente 'revolta' de certas autoridades com episódios que supostamente maculam a imagem da cidade e que podem afetar o turismo por aqui. Estas autoridades parecem trabalhar somente em episódios como estes, ou seja, suas tarefas se restringem a coibir a 'anti-propaganda'. Nossos 'agentes pró-turismo' realmente são muito perspicazes, afinal, dão luz e efeito midiático a episódios que não teriam qualquer efeito , prejudicial à cidade, não fosse pela grita histérica propiciada pela 'revolta' e sentimento de perseguição que casos como este provocam.
O Rio de Janeiro é uma cidade verdadeiramente única, tem uma vocação turística em seu 'DNA' e encanta a todos pois suas belezas são arrebatadoras. Os problemas não são poucos, diversos deles, enfrentados por qualquer grande metrópole; outros tantos, bastante peculiares, como desordem urbana, e claro, a violência propiciada pelo tráfico de drogas e seu dificil combate , até mesmo , pela geografia da cidade.
A cidade resiste aos problemas e ,com a mesma ginga que caracteriza os nascidos aqui, se mantem MARAVILHOSA. A cidade resiste até mesmo à omissão frequente e às ações equivocadas de seus administradores em intervenções pró-turismo e na 'defesa' da cidade.
Quanto ao anúncio, realmente não é muito simpático à cidade, mas creio que eventuais prejuízos advirão da importância desproprcional dada à piada da peça publicitária. E em tempo: Existe povo mais piadista que o carioca e o brasileiro de modo geral? Portanto, mais uma vez estão fazendo tempestade em copo d'água!!!!(Ahhh...e tenho certeza que essa 'revolta' é 'para inglês ver'...hehehe)

Confira , abaixo , matéria de O Globo de 15/05/09, sobre o assunto :


Uma polêmica apetitosa

Campanha de fast-food em Londres ironiza o Rio como refúgio de ladrões

Luisa Valle

A nova campanha publicitária da rede americana Burger King, veiculada na Inglaterra, pode tirar muito carioca do sério. Entre os cartazes que divulgam um desconto nos sanduíches está a seguinte frase: “One-way ticket to Rio not necessary. You’ll feel like you’re robbing us” (algo como “Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai se sentir como se estivesse nos roubando”). De acordo com sites ingleses especializados em marketing, a idéia do cartaz é fazer uma brincadeira com a história do inglês Ronald Biggs, de 79 anos, que em 1963 participou do roubo do trem pagador britânico. Biggs se refugiou no Rio, onde viveu por cerca de 30 anos, até ser extraditado. O vice-presidente da comissão de Turismo da Alerj, Glauco Lopes (PSDB), considerou a propaganda de mau gosto.

— Acho muito ruim fazer essa associação com a imagem do Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e está lutando pelas Olimpíadas de 2016. Não sei se a intenção é essa, mas a propaganda pode ser intepretada de várias maneiras, e isso prejudica o Rio — disse o deputado, que cogita pedir uma explicação à Embaixada britânica.

A campanha chamou a atenção do brasileiro Bruno Natal, que fotografou o cartaz para o seu blog há menos de uma semana, na Shoreditch High Street, em Londres.

— O cartaz estava num abrigo de ônibus, e nem tinha Burguer King ali perto — explicou.

Procurados, representantes da rede Burger King em São Paulo informaram que apenas os responsáveis pela empresa na Europa poderiam falar sobre o assunto. O Globo Online tentou contato com o escritório sediado na Suíça, mas não obteve resposta.

No ano passado, o presidente mundial da Burger King, John Chidsey, anunciou que iria investir R$ 50 milhões para abrir 44 novas lojas no país até o fim deste ano. No Rio, a rede anunciou mais duas lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário