sábado, 23 de maio de 2009

Viajando na Obamania


Os primeiros meses de Barack Obama, como líder da nação mais importante do mundo, já sinalizam que a máxima ''Yes, We Can''(Sim , podemos) não era mero chavão eleitoreiro.
Os ventos da mudança já começam a serem sentindos nas mais diversas áreas. E o que era esperança, já começa a se consolidar como uma definitiva virada de página no modo americano de fazer política,interna e externamente.
Os oito (sombrios) anos da Era Bush, deixaram como marcas uma crise econômica mundial, o desrespeito com o planeta, com os direitos humanos e uma política externa, intolerante, norteada pela beligerância.
Ainda que seja cedo para comemorações efusivas, é notório o fato de as posições do presidente Obama, até aqui, se alinharem, em sintonia fina, com seu discurso de campanha.
Os sinais são animadores: relações externas sem o viés impositivo de outrora, medidas efetivas em prol do meio ambiente(como meta de redução em 40% na emissão de gases poluentes até 2011), preocupação com direitos humanos e , claro , a coragem para abordar, sem hipocrisia, temas polêmicos como o aborto e drogas.
A 'Obamania' ultrapassa as fronteiras norte-americanas, a expectativa em torno de 'Um novo Messias' é imensa. No entanto, é prudente lembrar que os 'Super-heróis' da vida real falham, cometem pecados, e com isso, frustrações são inevitáveis( ainda mais, se o "herói" em questão é presidente da nação mais poderosa do mundo...hehe)
Por enquanto o nosso 'Homem-aranha' está impecável e vem mantendo firme sua teia de sedução e convencimento. Mas para que essa rede não se desfaça, é bom não esquecer, sequer por um minuto, a máxima do verdadeiro herói, o dos quadrinhos: 'GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário