E terminando a ‘Trilogia Chile’(hehe) ....Aconcagua , Valpo e Viña Del Mar
Durante a passagem pelo Chile, além das muitas andanças pela capital, também fiz passeios para o Parque Aconcagua, que fica em Mendoza-Argentina, e para as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar.
A idéia de conhecer o Aconcagua surgiu após pegar um folder de uma empresa de turismo na recepção do hotel. A possibilidade de um passeio bem no estilo ‘mochilão’ , aventureiro me motivou , resolvi ligar para saber mais a respeito e acabei fechando com a tal empresa.
No dia seguinte,bem cedo, a van da empresa estava na porta do hotel e partimos para os 180km de estrada( umas 2 horas e pouca de viagem) . Quando entramos na van, que já estava cheia, fui logo ‘gastando’ o espanhol e saudei os presentes com um ‘’buenos dias’’. Só que como eu estava com meu casaco do Vascão, denunciei que era brasileiro e todos responderam ‘’Bom Dia’’ e aí constatei que todos ali eram brasileiros. A galera era de Sampa e após um tempinho de viagem já estávamos todos integrados( eu vascaíno, meu amigo tricolor e os vizinhos de estado, palmeirenses). A estrada(uma baita serra) estreita e muito tortuosa deixou a mulherada da van apreensiva. O guia argentino era extremamente simpático , falante e a todo momento passava informações sobre o percurso. Após os processos aduaneiros na fronteira Chile-Argentina fomos até uma Aldeia Inca onde há uma gruta de restos vulcânicos super bonita. De lá partimos para o Parque Aconcagua, antes de iniciar a trilha comemos sandubas comprados pelo nosso guia. Após estarmos bem alimentados partimos em direção ao ponto máximo permitido, aos não profissionais, que exploram o monte Aconcagua( o maior do Hemisfério Sul e considerado um dos 7 mais difíceis de serem escalados no mundo). O Aconcagua tem quase 7mil metros de altura e chegamos numa altitude de 3mil metros e meio aproximadamente. Do nosso grupo com 11 pessoas , além do guia, só eu e mais três conseguimos ir até o final desse caminho reservado aos não profissionais. O ar rarefeito me fez sentir um pouco, até certo ponto, mas logo me adaptei e fui bem nessa caminhada i fantástica. Todo o percurso é uma sucessão de imagens belíssimas tendo um céu de um azul que eu jamais havia visto em toda a minha vida. O passeio foi ‘phodástico’ e meu espírito aventureiro voltou mais do que satisfeito.Antes de voltarmos a Santiago, passamos por uma estação de ski ( Ski Portillo), onde há um hotel , teleféricos e um lago natural formado pelo degelo das montanhas. Toda essa área apresentava pouquíssima neve(só no topo das montanhas) pois a temperatura ainda estava elevada e a região só vira um ‘tapete branco’ , coberta por neve , do meio para do fim de maio até o final do inverno.
Esse passeio foi todo ele muito show!!! Imagens inesquecíveis!!! Para os que tem espírito aventureiro-mochileiro: Eu recomendo!!!
No dia seguinte pegamos, bem cedo , um busão na rodoviária de STGO e partimos para Valparaíso com o intuito de conhecer por conta própria esta cidade e também Viña Del Mar. No entanto, ao saltar na rodoviária já fomos abordados por empresas de turismo oferecendo city tour por estas duas cidades . Como o tempo estava frio e chuvoso resolvemos fazer o tal city tour com a empresa Rod’s Tour. Eles são super malandros e se você recusar o passeio, os preços eles caem absurdamente(pagamos bem menos do que foi proposto inicialmente mas depois soubemos que outros na mesma van ainda tiveram desconto maior). Portanto a senha é dizer: Não !! E o preço cairá a menos da metade!!!!
A galera foi se juntando aos poucos pelo caminho até que a van lotou. No grupo tínhamos brasileiros(todos nós muito falantes, CLARO!!hehe) , um rapaz australiano(caladão), um casal espanhol(revoltados pois achavam que estariam sozinhos na van), um casal extremamente simpatico(a mulher era chilena e o esposo argentino) e um guia meio enigmático que alternava espanhol com expressões em inglês e que só ouvia o que lhe era conveniente. Entre nós brasileiros havia outro carioca, um paulista e 4 dignissimas e simpáticas damas de São Paulo. Agitamos muito na van , muitas risadas, sátiras políticas e o mais genuíno besteirol em críticas à cidade de Valparaíso. Dedico esta postagem à Mariza que deu o tom da viagem a ‘Valpo’ com seu grande senso de humor, inteligência e felicidade de viver !!!
Valparaíso é patrimônio da Humanidade (UNESCO) mas definitivamente não nos encheu os olhos e fomos unânimes em críticas. Já Viña Del Mar é um balneário com diversos lugares bonitos( Lago próximo ao Estádio Salsalito da copa de 62; Museo Fonk, com seu Moai retirado da Ilha de Páscoa ; as praias; o Cassino; etc)mas não demos sorte pois não fazia um bom tempo, como eu já havia ressaltado.
Mas a viagem foi muitíssimo válida , principalmente pelo bom clima no grupo que tinha uma sintonia muito maneira!!!Na volta para Santiago continuei o papo e as risadas, agora no busão da Pulmmann, com a grande Mariza .
Valeu : A galera da Van // Vina Del Mar// Mariza e as 3 mosqueteiras// os papos sobre política com a amiga chilena// La Sebastiana // Descobrir que o Santa Marta é o ‘’Valparaíso ‘’(haahahaa)
Não Valeu: A malandragem da Rod’s tour , Valparaiso e o silêncio do australiano ...haahha
Vascão!
ResponderExcluirQue lugar sensacional! *-*
www.conto-um-conto.blogspot.com
Iraaado meu irmão...que paisagem hein!!.Um brinde as pupilas mesmo!.Otimas fotos cara,parabéns!.
ResponderExcluirCara, realmente Valparaíso não é lá grande coisa. Mas vale a pena o passeio sim, principalmente quem vai ao Chile pela primeira vez. A cidada é meio sem graça, mas tem muita cidade brasileira mais feia, rsrsrs
ResponderExcluirOutra coisa que me chocou: Viña del Mar, que tem em torno de 200.000 habitantes POSSUI UM METRÔ. Isso realmente não se vê em lugar nenhum no Brasil.
Tudo bem, Chile também é um país sul-americano, com seus problemas sociais tipicos. Mas uma coisa é interessante destacar: Brasil é a locomotiva da America do Sul, mas vc, sinceramente, consegue enxergar esse desenvolvimento econômico nas cidades brasileiras? Muita sujeira, muita favela, transito caotico. Na minha opiniao, Santiago foi a primeira cidade latinoamericana onde se pode dizer que o desenvolvimento economico se reflete na cidade. Pessoas civilizadas, educadas, cidade limpíssima, arquitetura moderna. Buenos Aires é igualmente linda, mas só na arquitetura, que te leva aos tempos aureos de uma Argentina do passado, com um PIB superior à soma de todos os demais países da America Latina.
Guilherme,minha visão de Santiago difere um pouco da sua em alguns pontos. Os chilenos realmente têm o diferencial da educação como projeto nacional há anos . E contrariando a lógica de um povo com alto nível de instrução formal(levando em conta a média da AL) não vi um reflexo disso na civilidade do povo e vi, isso sim , os Santiaguinos (em grande número)com ares provincianos.
ResponderExcluirJÁ Buenos Aires( que gostei muitissimo quando fui no ano passado)me pareceu muito mais antenada com o mundo apesar de parecer um gigante adormecido gozando de um charme que ,inegavelmente, a cidade tem !!!
Bom, defina "ares provincianos". rsrsrs Achei que, culturamente, Buenos Aires realmente é uma cidade antenadissima. E olha que eu posso dizer que desfrutei bastante da cultura, pois assisti a dois musicais quando estive lá. Gostei, mas... nessas horas aprendi a dar um pouco de valor ao nosso potencial, pois achei as montagens, produção, cenários das peças de Charles Muller e Claudio Botelho bem superiores, rsrsrsrs.
ResponderExcluirSó achei que Santiago goza de uma modernidade maior. Não tem uma Fiat, uma Volks, uma Ford, mas importam os melhores carros das montadores coreanas e japonesas, portanto, ao chegar lá, a impressão de modernidade que se tem é bem superior.
Mas, enfim, são muito conservadores. Não se pode esquecer que a Lei do Divorcio no Chile foi aprovada apenas em 2004 - não sei o ano certo, confirme por favor, pois sei que foi bem recente.
Mas, no balanço geral, a minha surpresa foi maior com o chile. Destaco que mais de 50% de seu PIB vem do cobre, ou seja, um país dependente de uma riqueza natural tem a obrigação de ser bem administrado... Ja Brasil e Argentina... ihhhhh Coronelismo adaptado ao século XXI.
Fico com o Chile. Questão de gosto. O argentino só pra um bom papo de politica, tomando um café con medialuna, admirando a bela arquitetura de Buenos Aires... Mas não suba muito a Corrientes, pois num certo trecho é igual ao Saara, hahahahaha
To querendo ir ao Peru...
Aliás, esqueci de dizer: to voltando agora a Santiago no fim de maio. Estive lá em maio de 2008 e só to voltando porque SÓ PEGUEI CHUVA, que estragou todos, absolutamente TODOS os passeios que fiz. Viña com chuva, Valpo com chuva, cerro san cristobal com chuva, tudo com chuva... Nao me conformei e resolvi voltar. Espero ter mais sorte, até porque dizem que em santigo não chove mais do que 30 dias no ano.
ResponderExcluirGuilherme, dei mais sorte e só peguei mau tempo e chuva (bem fina) em 1 dia(reservado a Viña e Valpo). Quanto aos chilenos , os 'ares provincianos' vêm do fato de que são muito fechados em si, não dando muita brecha a grandes papos enão muito receptivos ao 'novo' , ao diferente(o turista). Acho que o 'general' ainda deixa lembranças (más),não apenas no fato de leis como o divórcio sairem tão tardiamente , mas principalmente , no comportamento meio que avesso á inclusão(parecem fechados em grupos como adolescentes em portas de escolas...hehe).
ResponderExcluirQuanto aos espetáculos dos portenhos, a Broadway Portenha é brega demais!!!!hhaaaha
As 'estrelas' parecem sáídas de um Zorra Total ..hehe...Vou reunir minhas fotos e fazer uns comentários em algumas postagens futuras sobre BsAs . Um abraço
A Broadway portenha ainda sofre a influência do teatro de revista, vc não sente isso ??? kkkkkkkk Achava podre de brega aqueles cartazes da Corrientes anunciando as peças: era sempre uma foto com personagens da peça e, entre eles, uma BOAZUDA... reminiscências do teatro de revista ??? haha Quando comentei isso lá, eles contra-atacaram: e vcs, brasileiros, com a breguice do espetáculo do Carnaval ??? Putz...
ResponderExcluirOutra coisa que me lembrei do Chile: a cidade estava cheia de outdoors de uma campanha contra "la píldora del día después". E uma decisão da Corte Suprema de lá proibiu a distribuição dessas pílulas pelo Governo... putz (2)
Outra coisa do Chile: vc não ficou impressionado com aquele imenso túnel subterraneo ligando a zona do aeroporto a Santiago ??? E o metrô de Santiago ? Cara, grande parte daquela malha metroviária foi inaugurada toda no governo Lagos. E, no Rio, levamos 5 anos pra INAUGURAR UMA ESTAÇÃO !!!!
Que vc acha da seguinte fórmula: administração pública dos chilenos + politização do povo argentino + informalidade do carioca ??? Porque, meu caro, ir ao teatro de chinelo e bermuda é algo q só carioca sabe fazer e eu AMO ISSO, hahahahahaah
É o próprio Teatro de Revista!!!haaha,,,, As siliconadas , Luciana Salazar, a Rogéria ''Portenha''....etc ...
ResponderExcluirE quanto à combinação que vc propôs : todos os dias em que estive em BsAs vi piquetes e percebi que o teor ideológico era mínimo e o teor fisiológico predominava ... Precisamos de engajamento político verdadeiro , porque de piquepeiro por piqueteiro, aqui no Brasil o movimento sindicalista criou o ''Mito'' Lula e o Lulismo( com ismo de populismo,,,hehee)...E lá , vi muitos grupinhos orquestrados e muito mais ligados à obstrução do que à proposição de ideias !!!
E quanto a publicidade de viés católico : no Chile só é mais explícito , pq aqui as arquidioceses fazem bem o ''trabalho'' com o rebanho e a grande de mídia e os legisladores evitam se indispor com a Igreja( daí o STF tomar a posição de legislador diante da omissão dos 'excelentíssimos')